Você dentro da Universidade: oportunidades e desafios

Este projeto propõe um conjunto de ações de extensão que permitam ampliar a percepção dos alunos do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental, quanto às oportunidades e desafios para ingresso e permanência na Universidade, com foco no esclarecimento de dúvidas sobre a Universidade, bem como apresentação das políticas de ações afirmativas vinculadas ao ensino superior público brasileiro. A escolha das temáticas a serem trabalhadas no projeto serão definidas por meio de um processo dialógico, de construção coletiva, em parceria com a equipe de apoio acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação da Ufop, o(a)s bolsistas dos projeto e os membros da comunidade escolar das escolas participantes do projeto, localizadas na cidade de João Monlevade. Como principais ações, espera-se que seja possível realizar um conjunto de palestras nas escolas participantes, organização de visitas no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas – Icea, localizado no campus da Ufop em João Monlevade, e a elaboração e divulgação de informes sobre datas importantes e oportunidades dentro da Universidade. A ideia básica se concentra em proporcionar uma melhor percepção do público-alvo sobre as oportunidades vinculadas à formação profissional em nível superior, os caminhos para o ingresso, questões vinculadas à manutenção dos graduandos ao longo dos anos de formação, bem como proporcionar um diálogo que estimule os estudantes do ensino básico a se prepararem para os desafios do ensino superior e o mercado de trabalho. Todas as ações serão pensadas de forma a serem realizadas por meio de ações presenciais e/ou remotas, a depender da disponibilidade de recursos e melhor formato de atendimento das demandas do público-alvo.

Coordenador Docente: PAGANINI BARCELLOS DE OLIVEIRA

E-mail: paganini@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUCAO – ICEA (DEENP)

Endereço: R. Trinta e Seis, 115 – Loanda, João Monlevade – MG, 35931-008