Semeando um Jardim para Bem – ser – Mobilização Universitária

O Projeto de Extensão Semeando um Jardim para Bem-ser – Mobilização Universitária tem o objetivo geral de mobilizar a comunidade universitária do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas para autogestar um jardim sensorial no ICSA/UFOP, em parceria com a comunidade externa do Campi Mariana. Através de um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, visa estabelecer a mobilização da comunidade universitária para promoção do bem-ser, aproximar a comunidade universitária da sabedoria e modo de vida indígena, contribuir para a relação transformadora entre universidade e povos indígenas e promover o desenvolvimento da extensão universitária na UFOP. Articulado ao ensino e a pesquisa no campo das ciências sociais aplicadas, na área de conhecimento do Serviço Social, almeja desenvolver ações extensionistas circunscritas a interação transformadora entre universidade e povos indígenas. Visando promover a relação ética e sustentável entre natureza-humanidade, será viabilizado através da constituição de articulação com povos indígenas, comunidade universitária e externa do Campi Mariana e Ouro Preto, afim de promover o envolvimento desses sujeitos e viabilizar a interação dialógica, interprofissional e interdisciplinar entre eles. Entende-se que esse projeto está alinhado aos princípios dessa universidade e intenta colaborar para que a UFOP alcance a finalidade de “estudar, apresentando vias de solução, as problemáticas sociais, econômicas e ambientais da região, do país e do planeta” e, também, de “fomentar a educação para o desenvolvimento sustentável, estimulando saberes que promovam condições dignas de vida humana, social e ambiental, no contexto local, regional, nacional e global”, conforme previsto no Art.4º, incisos V e VIII, do Estatuto da UFOP.

Coordenador Docente: RAQUEL MOTA MASCARENHAS

E-mail: raquel.mascarenhas@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE SERVICO SOCIAL (DESSO)

Endereço: R. do Catete, 116-140 – Mariana, MG, 35420-000