Projeto Rondon: vivências em meio ambiente e geração de renda

O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal atrelado aos Governos Estadual e Municipal que, juntamente das Instituições de Ensino Superior, promovem ações que estimulam o desenvolvimento de cidades e comunidades de regiões pré-estabelecidas. É focado em trabalhar em projetos de interesse social, que acrescentem no desenvolvimento local e sustentável e que agreguem valor na construção da cidadania dos envolvidos. Portanto, é necessário que o desenvolvimento de tais ações seja trabalhado de forma a conceder benefícios permanentes à comunidade. No meio universitário, o Projeto busca fixar valores de responsabilidade social, fortalecimento da cidadania e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. É importante citar também que o Projeto oferece a oportunidade do universitário se inserir em uma realidade, na maioria das vezes, diferente daquela a qual ele está submetido e obter um senso crítico mais realista sobre o país. O projeto proposto contém, em sua essência, as diretrizes básicas esperadas para as atividades de extensão, como a integração do ensino, da pesquisa e da extensão em um processo interdisciplinar, educacional e cultural, visto que, na prática, haverá cooperação de alunos vinculados a diversos cursos de toda a UFOP. O resultado esperado com esta proposta é a integração dialógica entre a universidade e a sociedade, construindo, dessa forma, o conhecimento com base na troca de saberes, vivências, experiências e competências.

Coordenador Docente: MARINA DE MEDEIROS MACHADO

E-mail: marina.medeiros@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL (DEAMB)

Endereço: R. Nove, 293 – Bauxita, Ouro Preto – MG, 35400-000