“Posso ajudar?”: estratégia para implementação da Política Nacional de Humanização no LAPAC

A humanização do SUS vem para valorizar o indivíduo e melhorar a saúde pública do país. Portanto, suas diretrizes buscam o protagonismo destes, bem como a otimização da produção de saúde, visando a garantia de saúde e bem-estar aos cidadãos. A proposta do acolhimento vem trazendo uma nova perspectiva, entendendo que, ao acolher alguém, é necessário que se esteja aberto para a diversidade cultural, racial e ética. O projeto “Posso Ajudar?” vem atender a demanda específica do acolhimento ao usuário, seja paciente ou acompanhante, diariamente, oferecendo informações e atendimento. Assim, o bolsista e voluntários envolvidos com o projeto “Posso Ajudar” são a fonte de informações sobre as normas gerais para pacientes e acompanhantes, atuando como ponte entre a recepção e o atendimento, fazendo funcionar de forma efetiva o acesso à informação e ao serviço. Tal iniciativa vem sendo implementada como projeto piloto no ano de 2022 e tem se mostrado essencial para as ações de Humanização no LAPAC. Esta vivência diária permite ao aluno o exercício da cidadania, orientando os usuários sobre direitos e deveres. É importante ressaltar que uma das estratégias da PNH trata exatamente da discussão, ainda na formação, dos conceitos da política como instrumento de mudança na área da saúde. O compartilhamento das normas e rotinas institucionais, minimiza conflitos e estimula cooperação entre os sujeitos envolvidos no processo. A diminuição das ocorrências/problemas na recepção, a integração dos alunos às equipes dos setores onde estão inseridos, a produção de conhecimento a partir das experiências vividas são resultados concretos da efetividade desta ação.

Coordenador Docente: CLAUDIA MARTINS CARNEIRO

E-mail: carneirocm@ufop.edu.br

Setor: Departamento de Análises Clinicas (DEACL)

Endereço: Campos Morro Do Cruzeiro s/n – Bauxita, Ouro Preto – MG, 35400-000