POC: papear, ouvir e conscientizar

A Universidade al√©m de ser um local de conhecimento t√©cnico/cient√≠fico deve ser usada para discutir a diversidade das pessoas que fazem parte desse meio. Levar assuntos relacionados √† homofobia e transfobia para dentro das salas de aulas e em reuni√Ķes com diversos p√ļblicos s√£o importantes para que a discrimina√ß√£o seja evitada por funcion√°rios, alunos e a comunidade que frequenta o espa√ßo da universidade. O dia 17 de maio √© conhecido como o dia internacional de combate √° Homofobia, Bifobia e Transfobia, mas √© importante ressaltar que n√£o se deve usar essa data como √ļnica/exclusiva para o combate das causas ligada a comunidade LGBTQ+, deve-se ficar atento e discutir diariamente sobre essa luta e preconceitos enfrentados. Dados estat√≠sticos mostram que o Brasil est√° entre os pa√≠ses que mais mata LGBTs no mundo e que o preconceito e o discurso de √≥dio ainda √© frequente em locais p√ļblicos. Segundo um relat√≥rio criado pelo grupo gay da Bahia (GGB), houve um n√ļmero significativo de mortes de LGBTs de 2001 a 2018, sendo que em 2018 foram 420 mortes, sendo a maioria das mortes por armas de fogo, o que ressalta que essa comunidade √© carente de ajuda e prote√ß√£o em nosso pa√≠s. Dados da Funda√ß√£o Get√ļlio Vargas (FGV DAPP) mostram a evolu√ß√£o temporal no n√ļmero de den√ļncias relacionadas √† popula√ß√£o LGBT no Brasil, e sugerem que a queda observada entre os anos de 2012 a 2014 pode estar vinculada ao crescimento de campanhas contra o preconceito, a homofobia e o discurso de √≥dio. Resultados como esses refor√ßam a import√Ęncia de se falar sobre esse tema e de criar grupos com tem√°ticas relacionadas a esses assuntos.Segundo dados da ONG Transgender Europe (TGEU), o Brasil √© o pa√≠s que mais mata transexuais no mundo, onde atrav√©s dos dados levantados por essa ONG √© poss√≠vel visualizar um numero de 167 transexuais mortos em um ano.

Coordenador Docente: CLAUDIA MARTINS CARNEIRO

E-mail: carneirocm@ufop.edu.br

Setor: Departamento de An√°lises Clinicas (DEACL)

Endere√ßo: Campos Morro Do Cruzeiro s/n ‚Äď Bauxita, Ouro Preto ‚Äď MG, 35400-000