NINFEIAS com a Escola 2023: gênero e educação pela igualdade

Em comemoração aos 10 anos de existência do NINFEIAS – Núcleo de INnvestigações FEminIstAS, o presente projeto propõe a retomada das ações desenvolvidas por ses pesquisadories em 2021 e a continuidade daquelas desenvolvidas em 2022. Assim, ele prevê, para 2023, (1) a retomada de vínculos com escolas da rede pública de Ouro Preto e a realização de oficinas e práticas pedagógicas de viés feminista e antirracista junto a estudantes e docentes da educação básica; (2) a continuidade da série de podcasts Pílulas Feministas, que vem sendo produzida com êxito desde abril de 2020, tendo alcançado diferentes públicos por seu formato rápido e conteúdos acessíveis; e (3) a realização de dois eventos híbridos (mesclando os formatos remoto e presencial), em julho e novembro/dezembro, com mostras de arte, rodas temáticas, cine debate e oficinas. Pretende-se, ainda, com este projeto, contribuir para a formação acadêmica des discentes dos cursos de Artes Cênicas nele envolvides, seja por meio do aprimoramento de suas práticas pedagógicas, seja por meio do aprofundamento de suas pesquisas teóricas e práticas sobre artivismo, arte-educação, feminismo e gênero. Desse modo, o projeto visa consolidar as ações que vem sendo realizadas, desde março de 2013, pelo NINFEIAS e afirmar sua vocação extensionista que, no âmbito do trabalho desenvolvido pelo núcleo, é dimensão estreitamente ligada à pesquisa e ao ensino.

Coordenador Docente: ELVINA MARIA CAETANO PEREIRA

E-mail: caetano.nina@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE ARTES (DEART)

Endereço: R. Cinco, 106 – Bauxita, Ouro Preto – MG, 35400-000