Nas lentes do imaginário infantil

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da UFOP foi criado em 2010, e ao longo destes anos vem desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando diretamente no processo formativo dos graduandos em Pedagogia e em instituições educativas de Mariana-MG. O imaginário e as culturas infantis, a partir do uso de fotografias, tem sido um dos trabalhos extensionistas desenvolvidos pelo PET Pedagogia no ano de 2022. Tendo atuado em uma Escola do Campo – Escola Municipal Celina Célia Gomes, localizada no distrito de Águas Claras – Mariana, a perspectiva desta proposta é ampliar as ações para outras escolas do município. O objetivo principal deste projeto é potencializar o imaginário e as culturas infantis com o olhar fotográfico das crianças. Para tanto são realizadas rodas de conversas com as crianças, oficinas, momentos interativos e palestras. Através do resgate de fotografias antigas e atuais, as crianças compartilham histórias de familiares, suas identidades, seus momentos de lazer e afinidades. As ações realizadas envolvem o estudo e a história das fotografias, das câmeras fotográficas, do registro das memórias e as fotografias infantis como uma expressão artística e reveladora do imaginário infantil. O ponto de culminância da ação extensionista na Escola é a exposição de todo o trabalho de fotografia realizado pelas crianças, envolvendo as fotografias retiradas por elas, fotografias antigas de familiares, a história da fotografia e uma capsula do tempo com as fotos dos/as estudantes participantes. Espera-se com este projeto potencializar o imaginário e a ludicidade infantil, valorizando suas identidades e percebendo as crianças como atores culturais. Além disso o trabalho permite a aproximação das crianças com as narrativas dos seus familiares e potencializa o elo entre escola-comunidade-família, sob o olhar das culturas infantis.

Coordenador Docente: ALEXANDRA RESENDE CAMPOS

E-mail: alexandra.campos@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCACAO (DEEDU)

Endereço: R. do Seminário, s/n – Mariana, MG, 35420-000