Museu da Inconfidência e direito à história: pesquisa do acervo e curadorias compartilhadas com os movimentos culturais de Ouro Preto

A proposta busca desenvolver práticas de inventário participativo e curadoria compartilhada para a promoção de perspectivas afro-brasileiras na interpretação e reconfiguração do acervo e exposição do Museu da Inconfidência. Demandando maior presença e representação nos espaços públicos e o direito à memória e história, povos originários, mulheres, negros, população LGBTQIA+, entre outros, têm participado ativamente da reconfiguração dos museus de história através de curadorias compartilhadas de exposições e coleções, políticas de aquisição etc. Tais ações estão em sintonia com a Política Nacional de Museus e a nova definição de museu aprovada recentemente pelo ICOM, que ressalta o seu caráter democrático, comprometido com a diversidade, sustentabilidade e a inclusão. Em Ouro Preto, dois movimentos culturais produzem perspectivas afro-brasileiras sobre a história da cidade: a Mina do Veloso e a Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. Nossa intenção no projeto é colaborar efetivamente com esses grupos tomando o Museu da Inconfidência como lugar de investigação e ação coletivas reunindo pesquisadores da universidade e desses movimentos tendo em vista a configuração de roteiros pedagógicos, novas configurações das exposições e usos do acervo que questionem o cânone da história nacional presente no museu e afirme perspectivas e protagonismos afro-brasileiros. O trabalho coletivo proposto se alinha aos princípios da autoridade compartilhada que caracterizam a história pública como movimento colaborativo para a democratização da história e seus lugares de produção.

Coordenador Docente: MARCELO SANTOS DE ABREU

E-mail: marcelo.abreu@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE HISTORIA (DEHIS)

Endereço: R. do Seminário, s/n – Mariana, MG, 35420-000