MUSCULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA

Segundo a Organização Mundial de Saúde o termo qualidade de vida, compreende aspectos como a saúde física, o bem-estar físico, psicológico, econômico e social. Adicionalmente, é consenso na literatura que a prática regular de exercício físico, seja ele aeróbico ou resistido (musculação) contribui de maneira considerável para a saúde física e psicológica de diferentes populações (homens, mulheres, jovens, idosos, etc.). O Projeto Musculação e Qualidade de Vida tem como objetivo ofertar a pessoas sem restrição médica, a possibilidade de praticar regularmente exercícios físicos orientados, em sala de Musculação. Após avaliação positiva da Prontidão para Prática de Exercício Físico (a partir do instrumento validado PAR-Q e/ ou atestado médico, quando necessário), o interessado em participar do projeto será submetido à avaliação física, para então, iniciar de forma progressiva exercícios físicos em sala de musculação. A prescrição dos exercícios físicos será realizada conforme o preconizado por diretrizes internacionais (como as do Colégio Americano de Medicina Esportiva), de forma a buscar, sobretudo, o alcance das necessidades e objetivos dos praticantes. Adicionalmente, este projeto favorecerá a formação técnica dos estudantes de Educação Física, principalmente na melhor compreensão da manipulação da carga de treinamento, bem como nas relações interpessoais entre diferentes pessoas da sociedade, favorecidas pelo contexto da Extensão Universitária.

Coordenador Docente: EVERTON ROCHA SOARES

E-mail: everton@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCACAO FISICA (DEEFD)

Endereço: Campus UFOP – Morro do cruzeiro. Bauxita, Ouro Preto – MG