Mídias sociais do LAPAC como estratégia de acolhimento e educação em saúde

O Laboratório de Análises Clínicas (LAPAC) da Escola de Farmácia/UFOP vem atuando junto à Secretaria Municipal de Saúde e a população de Ouro Preto desde 1992, realizando exames laboratoriais nas áreas de Bioquímica, Citologia, Hematologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia e Urinálise. Na atualidade, a comunicação digital tem ganho cada vez mais espaço e se difundido amplamente, em diferentes plataformas. Além disso, em virtude da pandemia as mídias sociais apresentaram um crescimento significativo nos últimos 3 anos. Este termo, mídias sociais, é utilizado para referir-se aos websites e/ou aplicativos, que são utilizados para criar e compartilhar informações/conteúdos, por meio de imagens, infográficos ou vídeos. A ampliação do acesso a informação cresce na mesma proporção que o acesso a desinformação, relacionadas às “Fake News” (notícias falsas), o que trás um prejuízo principalmente a população leiga, contribuindo para crenças e danos à saúde em decorrência de informações equivocadas. Logo, é de extrema importância que a comunidade científica disponibilize informações corretas, relevantes e de fácil compreensão para a população, no intuito de combater e minimizar esse processo de desinformação. Portanto, o estabelecimento das redes sociais do LAPAC terá um papel muito importante melhorando as conexões entre os profissionais de saúde, os estudantes/estagiários e a população, contribuindo para facilitar o fluxo de informações, garantindo a população maior acesso ao LAPAC. Além disso, a educação em saúde realizada através das mídias sociais com produção de conteúdos voltados ao bem estar e saúde, permitirá a cada membro da população maior autonomia para cuidar de si mesmo.

Coordenador Docente: CLAUDIA MARTINS CARNEIRO

E-mail: carneirocm@ufop.edu.br

Setor: Departamento de Análises Clinicas (DEACL)

Endereço: Campos Morro Do Cruzeiro s/n – Bauxita, Ouro Preto – MG, 35400-000