Medição em tempo real de consumo e da qualidade de energia na cidade de João Monlevade

Este trabalho de extensão desenvolverá um sistema de medição do consumo e da qualidade da energia elétrica de forma remota e em tempo real. Os alunos extensionistas farão parte do grupo de desenvolvimento do protótipo medidor, da interface de comunicação e da interface gráfica. Além disso, serão responsáveis pela seleção de localidades na cidade, onde a qualidade da energia será monitorada continuamente e em tempo real. O dispositivo será capaz de medir parâmetros de qualidade como; o valor RMS da tensão, o espectro harmônico e distorção harmônica total, além do consumo energético. Os alunos participantes irão coletar esses dados por um determinado período de tempo, e com esses dados desenvolver um relatório de qualidade, mapeando as zonas da cidade onde se tem os piores e melhores índices de qualidade. Os medidores serão movidos dentro da cidade de João Monlevade, de forma a mapear a maior área possível, gerando um panorama total da cidade. Outra função do hardware será o de fazer a medição instantânea do consumo energético residencial, e será utilizado para fazer uma campanha de educação e conscientização de moradores da cidade, a respeito do seu consumo energético. Onde os alunos participantes servirão de consultores aos moradores, sanando dúvidas e questionamentos sobre as questões do dia a dia relacionados a energia elétrica. Os moradores serão instigados a fazerem questionamentos sobre energia elétrica, consumo, economia de energia e etc. Com o consumo da residência em mão, será também possível fazer uma análise pontual para cada residência acompanhada, analisando se o residente pode ter um benefício financeiro ao migrar para a tarifa branca. Desta forma o projeto pode ter um impacto financeiro positivo para a comunidade, reduzindo o valor da sua conta de luz. Podemos destacar como objetivo indireto do dispositivo em questão, a possibilidade da análise do impacto na qualidade de energia quando se tem um sistema de geração de energia fotovoltaico instalado em um determinado local. Para isto, destaca-se a necessidade de análise das distorções harmônicas com o objetivo de verificar se os equipamentos atendem o que está previsto nas normas vigentes.

Coordenador Docente: RENAN FERNANDES BASTOS

E-mail: renan.bastos@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELETRICA (DEELT)

Endereço: R. Trinta e Seis, 115 – Loanda, João Monlevade – MG, 35931-008