LUGAR DESENHADO: OFICINA DE MEMÓRIAS

Este projeto se propõe a oferecer oficinas voltadas para a produção midiática de registros de memórias de lugares e pessoas. Os relatos são construídos por meio de narrativas em plataformas variadas: histórias em quadrinhos, ilustrações, fotografias, textos em prosa ou poesia, produtos audiovisuais e podcast. A ideia é trabalhar com as comunidades do Circuito do Boqueirão, no distrito de Passagem de Mariana, em parceria com o Clube Osquindô no contexto do Distrito Criativo, instituído em maio de 2022 pela Lei municipal 3.570/22. A intenção é possibilitar novos conhecimentos sobre modos variados de produzir conteúdos voltados para a inscrição de memórias locais. O circuito do Boqueirão abrange o Teatro Quintal Lunática, o Estúdio escola, o Ateliê Brincante, a Osquindoteca, o Bloco do Boqueirão, Maria Sabão, Circovolante e Teatro do Dragão verde e amarelo. Os relatos contribuem, na prática, para identificar, debater e inscrever a história da comunidade contemplada, com suas respectivas singularidades. No campo da comunicação – e, em especial, do jornalismo – as variadas formas de comunicação são reconhecidas como potenciais instrumentos para o desenvolvimento de narrativas que permitem explorar não apenas os campos histórico e cultural, mas também os campos biográfico e autobiográfico das coletividades. Nesse sentido, o projeto baseia-se na realização de oficinas variadas para moradores das comunidades que se interessem por contar suas próprias realidades a partir de um tipo específico de linguagem. Para isso, são mobilizados recursos teóricos e técnicos, de maneira a possibilitar a produção das histórias contadas que, num segundo momento, possam ser compartilhadas com os habitantes da região. Pretende-se, desta forma, auxiliar a comunidade na produção de discursos próprios, que atendam às suas demandas de discussão e reflexão, mas em formato amplamente consumido mundo afora. Ao dialogar com disciplinas oferecidas pelo curso de Jornalismo da UFOP, como Teorias da Comunicação, Teorias do Jornalismo e Jornalismo Cultural, o projeto estabelece uma nova frente de relação entre a universidade e as comunidades vizinhas. Projeto similar – intitulado “Lugar desenhado: oficina de quadrinhos” – chegou a ser realizado no ano de 2019. Na primeira e na segunda edição, envolveu a Escola Municipal de Passagem, a Biblioteca do Osquindô e a Casa de Cultura do Padre Faria (Ouro Preto-MG). A nova versão que ora se apresenta é um alargamento da proposta inicial, que limitava-se ao universo das HQs – e que chegou a ser realizado na Escola Municipal de Passagem de Mariana, com alunas e alunos da quarta-série. Naquela ocasião, as crianças trabalharam temas voltados para a histórias do distrito, levantando questões e cunho racial e sócio-econômico.

Coordenador Docente: HILA BERNARDETE SILVA RODRIGUES

E-mail: hila.rodrigues@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE JORNALISMO (DEJOR)

Endereço: R. do Catete, 116-140 – Mariana, MG, 35420-000