Libras na UFOP

O Libras na UFOP é um projeto que propõe a oferta de cursos de extensão com o objetivo de promover o conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em dois módulos, a saber: módulo 1 – conhecimento básico introdutório da língua de sinais (LS); e módulo 2 – conhecimento básico intermediário da LS. Para atender ao proposto serão ministradas aulas práticas que irão trabalhar o desenvolvimento de habilidades de sinalização e compreensão em Libras. Trata-se de um curso voltado à comunidade acadêmica, visando amenizar as barreiras de comunicação existente entre surdos e ouvintes. Segundo dados do IBGE, no Brasil, cerca de 5% da população é surda e, parte destas pessoas utilizam a Libras – Língua Brasileira de Sinais para comunicação (IBGE, 2010). A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua visual-espacial baseada nas experiências visuais das comunidades surdas, mediante suas interações culturais. Esta língua foi reconhecida pela Lei nº 10.436/2002 (BRASIL, 2002), como meio legal de comunicação e expressão das pessoas surdas. A partir desta legislação, ficou garantido pelo poder público, formas institucionalizadas de apoio para o uso e a difusão da Libras como meio de comunicação nas comunidades surdas. Em 2005, o decreto 5.626 dispõe que a Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de fonoaudiologia, de instituições de ensino públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Embora as pessoas surdas tenham ganhado visibilidade com o reconhecimento político da Libras, ainda são necessários investimentos em ações voltadas a esse público, em especial, cursos de formação e capacitação em Libras. Como os surdos compõem um grupo linguístico e cultural minoritário, a falta de acessibilidade comunicacional é um dos maiores obstáculos para a sua inclusão. Assim, para que a população surda seja de fato incluída, e possa participar efetivamente das atividades existentes na sociedade, é indispensável que os ouvintes, que são maioria linguística, aprendam a língua de sinais como segunda língua, a fim de que haja uma real comunicação com os surdos. No decreto 5.626/2005 é previsto, no capítulo IV, artigo 14, que: As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior. Para garantia destes direitos, as universidades devem: capacitar professores para o ensino e uso da Libras; ofertar cursos de formação para tradução e interpretação de Libras – Língua Portuguesa; e para o ensino da Língua Portuguesa, como segunda língua para pessoas surdas (BRASIL, 2005). Na região dos inconfidentes há uma carência de cursos de capacitação em Libras para a população, o que traz prejuízos para a comunidade surda local. Pensando em amenizar esta lacuna, propomos este projeto, para que alunos, familiares de surdos, professores e a comunidade acadêmica em geral possam ter a oportunidade de ampliar os conhecimentos na Língua Brasileira de Sinais, e, como consequência, atuar de forma significativa na sociedade com vistas a quebrar barreiras de comunicação.

Esse projeto integra o Programa: Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN)

Coordenador Docente: ANDREIA CHAGAS ROCHA TOFFOLO

E-mail: andreiarocha@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE LETRAS (DELET)

Endereço: R. do Seminário, s/n – Mariana, MG, 35420-000

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