Ler e Ser Cidadão: alfabetização e letramento de jovens, adultos e idosos

O Projeto Ler e Ser Cidadão surgiu com o objetivo de dar continuidade aos ideais defendidos pela professora Olívia Silva Santos, na cidade Janaúba, norte de Minas. Onde, na década de 1980, já aposentada a professora realizada em sua casa a alfabetização de trabalhadores que realizavam a limpeza na rua da sua residência. Ela acreditava que para se tornar um cidadão autônomo o individuo deveria ser alfabetizado. O tempo passou e hoje para além da alfabetização o indivíduo deve também ser letrado para que tenha condições de participar de forma ativa na sociedade. Assim, surgiu a proposta do Projeto Ler e Ser Cidadão que é um projeto de extensão com o objetivo de alfabetizar e desenvolver níveis de letramento em jovens, adultos e idosos. As aulas serão ministradas por alunos dos cursos de graduação da UFOP, supervisionados por, sob a coordenação dos professores Kátia Gardênia e Washington e com a colaboração do professor Emerson. O projeto possibilita também a formação de alunos de graduação para atuarem e desenvolverem pesquisas na área da alfabetização de jovens e adultos. Espera-se também com este projeto aprimorar o saber viver, isto é, possibilitar um espaço que trabalhe a autoestima dos estudantes. Para uma compreensão mais detalha do que seria esse saber viver, tomamos como referência a poesia ‘Saber Viver’ de Cora Coralina.

Coordenador Docente: KATIA GARDENIA HENRIQUE DA ROCHA

E-mail: katia.gardenia@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCACAO E TECNOLOGIAS (DEETE)

Endereço: R. Três, S/N – Ouro Preto, MG, 35400-000