Intervenção nutricional para os pacientes do projeto HipertenSUS

A Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, possui elementos essenciais para o desenvolvimento de estratégias que visem a melhoria dos hábitos alimentares, principalmente em indivíduos portadores de doenças, como as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), entre elas a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Este projeto de extensão está vinculado ao projeto de pesquisa intitulado “Intervenção nutricional para controle da Hipertensão Arterial Sistêmica na Atenção Primária à Saúde – HipertenSUS”, que tem como objetivo promover, aos usuários da Atenção Primária à Saúde (APS) de Ouro Preto-MG, intervenção nutricional individualizada aos pacientes hipertensos. A ação será pautada na importância do cuidado com a alimentação para o controle das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) e, consequentemente, da hipertensão. Serão realizadas orientações nutricionais nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde de Ouro Preto/MG, durante o período em que os pacientes aguardam por atendimento médico. É um projeto ilimitado na sua capacidade de gerar conhecimentos sobre atendimento nutricional, objetivando os benefícios na formação dos alunos de graduação do curso de Nutrição e da comunidade contemplada. A avaliação da efetividade da ação será realizada através da Avaliação Realizada pelo Facilitador, método que considera o desempenho e a participação dos sujeitos sob a perspectiva do facilitador da atividade.

Coordenador Docente: SILVANA MARA LUZ TURBINO RIBEIRO

E-mail: silvana.ribeiro@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE NUTRICAO CLINICA E SOCIAL (DENCS)

Endereço: Campus UFOP – Morro do cruzeiro, Bauxita