História da Ciência em Quadrinhos

Disseminar informação produzida pela comunidade científico-acadêmica para o público em geral é um dos objetivos da divulgação científica. Promover a importância da ciência contribui para atrair o interesse de crianças e jovens e também para melhorar a percepção das pessoas sobre o que é produzido em instituições de pesquisa. Materiais de divulgação científica podem ainda ser usados como recursos didáticos e/ou paradidáticos. O projeto História da Ciência em Quadrinhos visa contar a história da ciência utilizando a linguagem lúdica e atrativa dos quadrinhos. A continuidade do projeto permitirá ampliar os resultados já obtidos, que incluem: elaboração e publicação do primeiro volume da série de livros, realização de campanha de financiamento coletivo para impressão da tiragem inicial e doação de exemplares para escolas, publicação e apresentação de trabalhos em eventos acadêmico-científicos, elaboração de conteúdos para mídias impressa e digital. Dessa forma, esse projeto possui os seguintes objetivos: 1) produção dos próximos volumes da série de livros “História da Ciência em Quadrinhos”, o que inclui atividades de pesquisa sobre cientistas e temas a serem abordados, elaboração de roteiro, criação de personagens, elaboração da arte, revisão, edição e diagramação; 2) realização de campanhas de financiamento coletivo para impressão da tiragem inicial de cada volume e doação de exemplares para escolas públicas; 3) elaboração de material de apoio aos professores para realização de atividades didáticas com uso dos livros; 4) realização de oficinas com professores para avaliação do livro e materiais de apoio como recursos paradidáticos.

Esse projeto integra o Programa: Aprimoramento e Desenvolvimento Tecnológico de Ciências Naturais em João Monlevade

Coordenador Docente: KARLA MOREIRA VIEIRA

E-mail: vieirakarla@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS E APLICADAS (DECEA)