HIPER CONSCIENTE: orientação, prevenção e controle da hipertensão arterial em Ouro Preto

A hipertensão arterial (HA) é uma doença crônica caracterizada por pressão arterial sistólica igual ou superior a 140mmHg e/ou pressão arterial diastólica igual ou superior a 90mmHg. A HA é um fator de risco considerável para doenças como aterosclerose e trombose, acometendo principalmente o sistema cardíaco, cerebral, renal e vascular periférico. As complicações clínicas decorrentes bem como a frequência elevada em nossa população fazem com que a hipertensão arterial tenha um importante papel nos programas de saúde pública. Dessa maneira, estudos clínicos, epidemiológicos e genéticos têm sido realizados para melhor compreender os mecanismos envolvidos na HA, com a finalidade de melhorar o diagnóstico e contribuir para a prevenção desta doença. Sabe-se que o controle de fatores como obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de sal e de álcool e tabagismo depende da conscientização e do envolvimento do paciente hipertenso em seu tratamento, que pode ser melhorado por projetos de extensão em educação para a saúde, envolvendo alunos de diferentes cursos de graduação. Com este trabalho, objetivamos orientar e conscientizar os participantes, usuários do SUS de Ouro Preto, MG, sobre a HA, seus fatores de risco, complicações, controle e prevenção. Busca-se orientar os participantes sobre medidas sócio-educativas a fim de se evitar o surgimento de novos casos. Além disso, propomos também apresentar aos gestores de saúde do município os resultados do projeto, auxiliando no planejamento de ações voltadas ao controle da hipertensão arterial.

Coordenador Docente: GLENDA NICIOLI DA SILVA

E-mail: nicioli@ufop.edu.br

Setor: Departamento de Análises Clinicas (DEACL)

Endereço: Campos Morro Do Cruzeiro s/n – Bauxita, Ouro Preto – MG, 35400-000