Heroínas da polinizadoras: importância de abelhas e outros polinizadores para o homem e o meio ambiente.

Ao longo dos últimos anos foi construída a avaliação científica global de polinizadores e polinização, demandada pelos países signatários da Plataforma Intergovernamental sobre a Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – IPBES. De acordo com o relatório do IPBES os polinizadores, tanto silvestres quanto manejados, trazem inúmeros benefícios para os seres humanos, incluindo os efeitos diretos sobre a produção de frutas, legumes e óleos. Apesar disso, as evidências apontam que os polinizadores estão em declínio em diversas partes do planeta. Uma das ações importantes para a conservação dos polinizadores envolve reforçar a capacidade para o uso efetivo da ciência na tomada de decisões em todos os níveis. Para tal isso uma das ações mais importantes é a educação ambiental. A percepção da população sobre a necessidade de conservar a biodiversidade, os serviços ecossistêmicos e os processos vitais parece ter sido ampliada, tendo como facilitador o caminho mais curto de acesso à informação, inclusive técnica e científica. Quantificar e divulgarventre a população os múltiplos benefícios dos polinizadores e sua importancia dos polinizadores é uma etapa fundamental para a conservação desse grupo de organismos. Esse projeto tem como objetivo principal promover avdivulgação da importancia dos polinizadores por meio da instalação de jardins de polinizadores e hotéis de abelhas nos Municípios de Mariana e Ouro Preto, realização de atividades como palestras em escolas, promoção da semana davabelha, em maio, mês internacional das abelhas, distribuição de cartilhas mostrando a importancia dos polinizadores no dia a dia das pessoas. Espera-se que ao final do projeto o público alvo esteja mais esclarecido e sensibilizado e que passem a criar jardins nos seus quintais e calçadas, para atrair os polinizadores. Nos primeiro meses do projeto conseguimos construir os hoteis de abelhas, produzir material gráfico e iniciar as ações com as escolas. A implantação da iniciativa no Campus da UFOP se deu pela implementação de um primeiro hotel de abelhas no Horto Botânico do ICEB que ja recebeu visitas de escolas de OP.

Coordenador Docente: YASMINE ANTONINI ITABAIANA

E-mail: antonini@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE BIODIVERSIDADE, EVOLUÇÃO E MEIO AMBIENTE (DEBIO)

Endereço: R. Quatro, 786 – Bauxita, Ouro Preto – MG, 35402-136