Esporte e Lazer Ouro-pretano (ELO)

O Projeto Esporte e Lazer Ouro-pretano (ELO) se configura como alternativa para a descentraliza√ß√£o das pol√≠ticas p√ļblicas de esporte e lazer, sobretudo no que tange √†s estrat√©gias poss√≠veis de serem adotadas no √Ęmbito municipal. Desse modo, o objetivo da proposta √© estabelecer parceria de coopera√ß√£o t√©cnica entre a Escola de Educa√ß√£o F√≠sica da UFOP e a Prefeitura Municipal de Ouro Preto. O escopo de trabalho envolve quatro eixos de a√ß√£o, com protagonismo para a oferta de, no m√≠nimo, 8 oficinas sistem√°ticas voltadas √† promo√ß√£o do esporte, do lazer e da cultura, em diferentes territ√≥rios da cidade e seus distritos. Al√©m disso, √© prevista uma etapa diagn√≥stica, cuja inten√ß√£o investigativa se ampara na identifica√ß√£o das pol√≠ticas p√ļblicas de esporte e lazer desenvolvidas pela administra√ß√£o municipal, assim como a quantidade e as condi√ß√Ķes de uso dos equipamentos p√ļblicos dispon√≠veis √† popula√ß√£o. O terceiro eixo de a√ß√£o compreende as a√ß√Ķes de pesquisa, cuja premissa operacional se apoia no levantamento de informa√ß√Ķes capazes de fornecerem respostas ao processo de municipaliza√ß√£o das pol√≠ticas p√ļblicas, por interm√©dio de parcerias entre o poder p√ļblico e as universidades p√ļblicas. Para isso, ser√£o realizados projetos de pesquisa e trabalhos de conclus√£o de curso, amparados pela rotina do Laborat√≥rio LAGEP (Lazer, Gest√£o e Pol√≠tica). Por fim, a quarta frente de trabalho guarda rela√ß√Ķes com a dimens√£o do ensino, no intuito de estabelecer momentos para reflex√£o sobre os saberes e compet√™ncias envolvidos nas a√ß√Ķes propostas pelo projeto em tela. Sob esse prisma, ser√£o realizadas mesas redondas mensais nos encontros da disciplina “Pol√≠ticas P√ļblicas de Esporte e Lazer” (EFD161), al√©m de um semin√°rio anual sobre pol√≠tica p√ļblica, promovido em parceria com a Prefeitura. As etapas avaliativas do projeto ser√£o de fluxo cont√≠nuo, sempre nos encontros semanais propostos pelo LAGEP. Todavia, o parceiro (prefeitura) e as institui√ß√Ķes representantes da sociedade civil tamb√©m ser√£o chamadas a contribuir nas etapas de monitoramento, em dois encontros: a) reuni√£o de monitoramento, realizada em junho; b) reuni√£o geral de avalia√ß√£o, realizada em dezembro, preferencialmente nas proximidades do Semin√°rio. √Č imperativo mencionar que toda a proposta de trabalho se desenvolve por uma abordagem multidisciplinar.

Coordenador Docente: BRUNO OCELLI UNGHERI

E-mail: bruno.ungheri@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCA√á√ÉO F√ćSICA (DEEFD)

Endere√ßo: Campus UFOP ‚Äď Morro do cruzeiro, Bauxita