Educação física e promoção de saúde na atenção primária

Um monitor aluno de educação física será inserido na equipe de saúde de uma Unidade básica de saúde e acompanhará o seu andamento e as atribuições dos seus diferentes membros como parte das atividades. Desta forma e entendendo o andamento da UBS será sugerida uma intervenção com atividade física junto aos usuários da UBS. Esta atividade tem como objetivo melhorar os parâmetros de saúde relacionados a problemas advindos do sedentarismo. Serão realizadas sessões de atividade física com Frequência de 2x/semana, duração de 45min, composta por atividades preparatórias e desenvolvimento sempre com intensidade leve a moderada. Número de pessoas até 20. Será realizado acompanhamento de todos os participantes pois eles se submeterão a uma avaliação física antes de início das atividades e com repetição mensal para acompanhamento. Deve-se observar que a definição de qual UBS o projeto será implantado depende da demanda daquela UBS, estrutura e localização da mesma para receber o/os monitor/es. Estes pontos serão discutidos com a Secretaria municipal de saúde.

Coordenador Docente: DANIEL BARBOSA COELHO

E-mail: daniel@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCACAO FISICA (DEEFD) – EEF

Endereço: Campus Universitário, Bauxita, Ouro Preto – MG