Educação e Cultura da Água

Hoje, enfrentamos uma série de desafios relacionados com a água que requerem atenção urgente. A escassez de água doce, a degradação da qualidade da água e as alterações climáticas são questões críticas. O crescimento populacional, a urbanização e a crescente procura de água para a agricultura e a indústria colocam uma pressão constante e crescente sobre os recursos hídricos. Esta situação é agravada pela falta de gestão e pelo uso ineficiente da água. A qualidade da água também é motivo de preocupação, uma vez que a poluição de origem industrial, agrícola e doméstica afeta os recursos hídricos, coloca em risco a saúde humana e diversos ecossistemas. A falta de acesso à água potável é um grande desafio que milhões de pessoas enfrentam em todo o mundo. Além disso, a sociedade está a sofrer um impacto significativo nos recursos hídricos devido às variáveis climáticas. Portanto, é essencial repensar a cultura e educação da água. Com o objetivo de promover o conhecimento, a informação e a participação nos processos de ensino-aprendizagem no âmbito da educação formal e não formal e em colaboração com o Programa Hidrológico Intergovernamental da América Latina e no Caribe -UNESCO, propõe-se o desenvolvimento um guia digital a partir de elaboração de materiais educacionais digitais e interativos com questões hídricas, com capacitações práticas em várias regiões como o município de Ouro Preto e outras regiões da América Latina. Por meio de palestras e atividades lúdicas realizadas em escolas do ensino fundamental e médio, o presente projeto visa disseminar o conhecimento acerca da temática hídrica como: geoturismo; consumo sustentável; problemas de saúde relacionados ao consumo de água contaminada, saneamento básico e técnicas de filtragem, água e gênero, governança, entre outros temas. Através da elaboraçãos dos materiais digitais e capacitações, buscaremos agregar pensamento crítico, sustentabilidade ambiental e noções de cidadania na formação dos alunos e comunidade das regiões, assim contribuindo para uma ação ativa da sociedade na gestão participativa e integrada dos recursos hídricos. Esta proposta didática digital adopta uma abordagem lúdica e participativa com o objetivo de despertar o interesse e motivação dos alunos através de jogos e dinâmicas, ao mesmo tempo que fornece uma variedade de informações sobre princípios científicos, sociais, ecológicos e económicos subjacentes aos recursos hídricos. A principal razão para se optar por uma versão digital é ampliar o alcance do guia, permitindo que pessoas de toda a região possam ter acesso à formação, mesmo em locais remotos e distantes das cidades. Além disso, esta digitalização permite a incorporação de mais temas de interesse em fases posteriores e a inclusão de mais recursos.

Coordenador Docente: ADIVANE TEREZINHA COSTA

E-mail: adivane@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA (DEGEO)

Endereço: Campus Morro do Cruzeiro – Ouro Preto, MG, 35400-000