DigA – ações educativas e de divulgação científica em diagnósticos moleculares

Nos dias atuais, a demanda por acesso à informação/conhecimento é crescente, sendo extremamente importante ações de divulgação científica. No cenário atual de pandemia (COVID-19), formas digitais para o compartilhamento de ensino e conhecimento se tornaram uma realidade, sendo o grande desafio a sua implantação em todos os níveis de ensino e a propagação de informações sólidas e conscientes (não fakenews). Dessa forma, é possível que os profissionais da educação enfrentarão a necessidade de tratar, com seus alunos e com a sociedade na qual estão inseridos, temas científicos diversos relacionados à pandemia, como por exemplo, sobre o funcionamento dos testes de diagnóstico moleculares que aparecem na televisão. Estes são amplamente utilizados em instituições de pesquisa e hospitais referência a bastante tempo, entretanto ganharam foco com a pandemia do novo coronavírus. Assim, ações educativas e de divulgação científica de diagnósticos moleculares a profissionais da educação básica, bem como aos alunos se tornam uma importante ferramenta para a correta propagação de informações científicas. Nesse sentido, esse projeto tem como objetivo realizar ações educativas e de divulgação científica em diagnósticos moleculares para professores e alunos da educação básica, através da produção de material de apoio e metodologias ativas sobre a importância e aplicações desses tipos de testes. Esse projeto auxiliará na divulgação de dados corretos e na educação, ampliando o acesso da sociedade a informações corretas e claras.

Coordenador Docente: PAULA MELO DE ABREU VIEIRA

E-mail: paula@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS (DECBI)

Endereço: Morro do Cruzeiro s/n. – Bauxita – Ouro Preto