“Circuito Saber Ciência no ICEB”, uma proposta de uso de acervos científicos como espaços não formais de educação.

O campus universitário não deve ser visto como um espaço restrito aos membros da academia, uma vez que é resultado de investimento da população e dos governos. A UFOP faz parte da história da região dos Inconfidentes e se configura como um polo de desenvolvimento da ciência, atraindo muitas pessoas que valorizam o conhecimento científico e sua função perante a sociedade. Nesse sentido, as coleções e acervos mantidos no campus podem ser divulgados e visitados, a partir de agendamento com os membros do projeto. Diferentemente do Museu de Ciência e Técnica e do Museu da Escola de Farmácia, situadas no centro histórico de Ouro Preto, as coleções e acervos da UFOP mantidos no Campus Morro do Cruzeiro não dispõem de espaço de exposição e visitação formal, entretanto, podem promover ações que atendam pequenos grupos e cumprir um importante papel junto à comunidade local como espaço de divulgação científica. No presente projeto as Coleções Taxonômicos de Zoologia da UFOP (CTZ-UFOP), o Herbário “Professor José Badini” (DEBIO) e a Coleção Didática do Departamento de Física (DEFIS), todas participantes da Rede de Museus e Acervos da UFOP e localizadas no ICEB, propõem a aproximação das coleções com a comunidade escolar de Ouro Preto e Mariana, por meio de visitas guiadas e exposições de seus acervos, a fim de proporcionar maior estímulo aos alunos do ensino médio a darem continuidade a seus estudos, além de complementar temáticas abordadas no Exame Nacional (ENEM).

Coordenador Docente: PAULA STOCKLER BARBOSA

E-mail: paula.barbosa@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE BIODIVERSIDADE, EVOLUÇÃO E MEIO AMBIENTE (DEBIO)

Endereço: R. Quatro, 786 – Bauxita, Ouro Preto – MG, 35402-136