Carta da Terra – Uma mensagem para as crianças em defesa do nosso planeta

A conscientização ambiental dos alunos de educação básica é fundamental para a sustentabilidade dos recursos naturais e para o futuro do planeta. Nesse sentido, este projeto busca ampliar a divulgação dos problemas e/ou perigos da degradação do meio ambiente em escala local e global, por meio de oficinas com atividades de caráter lúdico e baseadas nos princípios da Carta da Terra. O referido documento, datado de junho de 2000, propõe uma aliança global para cuidarmos da Terra e de uns aos outros, elencando princípios ambientais e sociais que nos conectem a um esforço global de recuperação e preservação do planeta e da vida. Este projeto fará parte do programa Universidade das Crianças UFOP (UC UFOP), de caráter interdisciplinar e que, devido ao conteúdo de caráter ambiental aqui proposto, vem complementar o referido programa, na linha do ensino de ciências ambientais. Com esse propósito, o projeto fundamenta sua responsabilidade no sentido de somar esforços, cooperando com as escolas públicas de Ouro Preto/MG, a fim de contribuir para o processo ensino-aprendizagem ambiental no município. Entre outros pontos, o projeto deverá trabalhar alternativas e formas de minimizar a destruição e a contaminação ambiental, contando com uma equipe de discentes e docentes da UFOP, alunos e professores da rede pública municipal da cidade de Ouro Preto e a empresa de comunicação com comunidades “Coletivo É”.

Coordenador Docente: FABIANA APARECIDA LOBO

E-mail: fabiana@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA (DEQUI )

Endereço: R. Quatro, 786 – Bauxita, Ouro Preto – MG, 35402-136