Canoa do conhecimento: a biodiversidade aquática e seu potencial de bioindicação das águas de Ouro Preto

A presente proposta tem como principal objetivo contribuir para a difusão do conhecimento sobre a biodiversidade aquática e sua importância para a manutenção de serviços ecossistêmicos e bioindicação nos ecossistemas aquáticos que circundam a cidade de Ouro Preto. Os ecossistemas aquáticos estão sob crescente ameaça, especialmente em função da expansão da malha urbana, ausência de saneamento sanitário, uso e ocupação da paisagem e atividades minerárias, entre outros. Estudos têm revelado que os ecossistemas aquáticos são prestadores de inúmeros serviços ecossistêmicos (saúde humana, lazer, tamponamento de poluentes, produção de biomassa, etc), mas essas informações acabam por limitar-se à academia, sem alcançar a sociedade, partícipe fundamental em qualquer iniciativa para conservação da biodiversidade e de ecossistemas. Neste sentido, esta proposta pretende contribuir na divulgação das informações científicas dos ecossistemas aquáticos que circundam a histórica cidade de Ouro Preto. Para tal, pretende-se obter amostras representativas desses ambientes e a divulgação dos resultados em associação com os alunos de graduação da UFOP, escolas e sociedade em geral de Ouro Preto. Para a divulgação dos resultados serão realizadas palestras exposições, além da utilização de meios de comunicação como a Rádio UFOP e o Instagram do laboratório (LAECO). Ao final do projeto, esperamos ter contribuído para a difusão do conhecimento, o letramento científico e todas as ações sociais que resultem em ações reflexivas e concretas relativas ao reconhecimento do valor ecossistêmico dos ambientes aquáticos e de sua biodiversidade.

Coordenador Docente: ENEIDA MARIA ESKINAZI SANT ANNA

Email: eskinazi@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE BIODIVERSIDADE, EVOLUCAO E MEIO AMBIENTE (DEBIO)

Endereço: Campus UFOP – Morro do cruzeiro, Bauxita