Aprofundando conhecimentos matemáticos para o ensino em uma parceria escola-universidade

Este projeto se propõe a criar um espaço para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática na escola e na universidade, bem como de futuros professores de Matemática e pedagogos em formação. Sua estrutura envolverá a oferta de pelo menos três cursos, um por semestre, em cada um dos quais, pelo menos um tópico do currículo escolar de Matemática será abordado na perspectiva do desenvolvimento de conhecimentos matemáticos para o ensino. A seleção do(s) tópico(s) de cada curso, bem como dia, horário, local e modalidade de oferta do curso serão definidos(as) coletivamente pelos professores e futuros professores interessados(as) em participar. Os cursos, ainda que organizados pela equipe propositora do projeto, visam promover um espaço de troca de saberes, no qual a experiência e os conhecimentos de todos os participantes sejam valorizados. O projeto conta com o interesse da Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto e pretende envolver também escolas e professores da rede estadual e privada de ensino da região. Além de contribuir para o desenvolvimento profissional de todos(as) os(as) envolvidos(as) – equipe e participantes – espera-se que o projeto possa vir a estimular a produção de textos acadêmicos relatando e avaliando as experiências desenvolvidas, bem como os resultados obtidos com a realização do projeto.

Coordenador Docente: ANA CRISTINA FERREIRA

E-mail: anacf@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MATEMATICA (DEEMA)

Endereço: R. Quatro, 786 – Bauxita, Ouro Preto – MG, 35402-136