A UNIVERSIDADE POPULAR COMO HORIZONTE

O presente projeto, vinculado ao Programa de Extensão Wiphala -Frente de Trabalho intenta pautar e debater acerca da universidade popular e, dessa forma, ampliar o caráter e o âmbito acadêmico-formativo aos/às discentes da UFOP e apresentar a universidade aos estudantes do ensino médio da Escola Estadual Dom Benevides. Justifica-se pelos incessantes ataques que o direito à educação pública tem sofrido historicamente, especialmente nos últimos governos federais que assumiram a perspectiva neoliberal e privatizante da educação e universidade pública. Pretende resgatar a educação e a universidade pública enquanto fruto e resultado de lutas históricas das forças progressistas de nosso país, de esforços de intelectuais engajados/as na luta por direitos sociais. Também, resgatar movimentos históricos fortemente reivindicados na defesa da universidade pública contemporânea, como o Movimento de Córdoba, que inspirou e continua inspirando o movimento estudantil latino-americano, bem como, incide e influencia na luta sindical docente em defesa do caráter público, da autonomia universitária, dentre outros âmbitos da universidade pública. Assim, este projeto acontecerá por meio de rodas de conversas no ICSA e na Escola Don Benevides, bem como realizará visitas guiadas de estudantes do ensino médio desta escola a UFOP, especialmente ao ICSA e ICHS localizados próximos da escola parceira da proposta. Ressalta-se que este projeto dialogará com o projeto PET na Escola realizado pelo PET do ICSA, no qual a proponente é tutora.

Coordenador Docente: KATHIUCA BERTOLLO

E-mail: kathiuca.bertollo@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE SERVICO SOCIAL (DESSO)

Endereço: RR. do Catete, 116-140 – Mariana, MG, 35420-000