A construção dialógica da identidade em entrevistas narrativas realizadas por alunos de Ouro Preto com a comunidade

Esta proposta pretende realizar uma ação extensionista que consiste na produção de entrevistas narrativas (JAVCHELOVITCH e BAUER, 2010) por parte de alunos de uma escola pública de Ouro Preto (entrevistadores) com representantes de moradores da cidade (entrevistados), que farão relatos de vida (BERTAUX, 1997; MACHADO, 2020) a partir de perguntas orientadas por tópicos guia (por exemplo, a relação com o patrimônio cultural da região, com a atividade mineradora e com o problema/privatização da água na cidade). O planejamento, a realização e a gravação das entrevistas configuram um processo de construção dialógica intersubjetiva da identidade, o qual propicia a partilha da experiência e do conhecimento entre os sujeitos envolvidos na atividade agenciados em suas respectivas posições. Esse trabalho valoriza as imagens de si e do outro dos respectivos sujeitos, os seus conhecimentos, crenças e valores, viabilizando ainda uma (auto)reflexão e, posteriormente, uma meta-reflexão acerca da própria atividade, sobre as suas condições de produção, os seus processos e produtos. Além disso, o produto resultante da atividade pode ser utilizado como banco de dados e instrumento de preservação da memória. Diversas competências e habilidades estão envolvidas na atividade propostas, a exemplo do planejamento das formas de abordagem ou interlocutor, da elaboração das perguntas e, especialmente, da relevância da narrativa como prática de linguagem constitutiva das identidades, da organização da experiência (vivida e/ou imaginada) e do próprio patrimônio cultural de cultural de uma sociedade. Para fins de planejamento didático da atividade com os alunos, pode-se eventualmente recorrer à produção de uma pequena sequência didática (DOLZ e SCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008) e sobre o gênero entrevista (narrativa).

Esse projeto integra o Programa: Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN)

Coordenador Docente: PAULO HENRIQUE AGUIAR MENDES

E-mail: paulo.mendes@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE LETRAS (DELET)