ICSA na Escola – Oficinas Preparatórias para o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim do ciclo básico da educação. Desde 2009, o exame passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior público e privado. A fim de ampliar as possibilidades dos estudantes de Escolas Públicas de ingressarem nas Universidades e IFES, propõe-se a criação de oficinas preparatórias para o ENEM que seriam ministradas por alunos do curso de Ciências Econômicas da UFOP. As oficinas, nos temas Redação, Matemática e História, pretendem auxiliar os alunos do Ensino Médio da rede pública de Mariana a obter melhor desempenho no ENEM, e assim ampliarem sua entrada nas Instituições de Ensino Superior (IES), sobretudo na UFOP que está inserida na cidade através de dois campi, ICSA e ICHS. Apesar das políticas de cotas do governo federal, ainda existe uma baixa representatividade de discentes residentes na região das cidades de Ouro Preto e Mariana nos cursos de graduação da UFOP. Essas oficinas preparatórias para o ENEM, ao aproximarem os alunos do Curso de Economia da UFOP com estudantes secundaristas, visa reforçar conteúdos obrigatórios do Ensino Médio, como também ampliar os vínculos entre estes dois grupos de estudantes a fim de aumentar a percepção dos jovens de Mariana que é possível dar continuidade aos estudos em uma Universidade Pública de qualidade como a UFOP.

Coordenador Docente: FRANCISCO HORACIO PEREIRA DE OLIVEIRA

E-mail: chico.horacio@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE HISTORIA (DEHIS)

Endereço: R. do Seminário, s/n – Mariana, MG, 35420-000