Vamos experimentar Ciências no Ensino Médio em 2024?

Este projeto visa colaborar com a professora da disciplina ‘práticas experimentais’ no ensino de Química aos estudantes da Escola Estadual de Ouro Preto. Para tanto, pretende-se de forma contextualizada ao público alvo empregar conhecimentos de Ciências Farmacêuticas relacionados ao conteúdo do Ensino Médio para propor atividades práticas. Além disso, se almeja ampliar e/ou contribuir para formação e/ou consolidação do conhecimento de graduandos em Farmácia nos temas abordados, bem como, o desenvolvimento por estes estudantes de competências relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem por meio da interação entre os graduandos e os estudantes do ensino médio. A interação Universidade e comunidade externa, nessa proposta representada pela Escola Estadual de Ouro Preto (EEOP), tem por finalidade manutenção da parceria existente, fomentar a disseminação do conhecimento científico, por meio de atividades elaboradas tendo em vista a infraestrutura disponível na EEOP para execução das ações in loco. Desta maneira, pretende-se contribuir construtivamente na formação de cidadãos solidários, com capacidade crítica e reflexiva. Adicionalmente, a proposta visa atender a lei federal 13.005/2014 que estabeleceu o Plano Nacional de Educação, o qual prevê para o Ensino Superior a necessidade de assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos em programas e projetos de Extensão Universitária.

Coordenador Docente: FLAVIA DIAS MARQUES MARINHO

E-mail: flaviadmar@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE FARMACIA (DEFAR)

Endereço: R. Nove, 27 – Bauxita, Ouro Preto – MG, 35400-000