Universidade e reforma agrária popular: articulação entre saberes

O projeto “Universidade e reforma agrária popular” é uma iniciativa interdisciplinar que visa aproximar, dialogicamente, a UFOP e as experiências de reforma agrária em Minas Gerais. Trata-se de um projeto que surge a partir da I Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA), ocorrida em 2023 em Ouro Preto e Mariana, evidenciando a importância da discussão da temática no espaço acadêmico e a articulação com sujeitos que lutam pela terra em movimentos sociais. Com o objetivo de qualificar a relação entre a universidade e os acampados e assentados da reforma agrária, esse projeto construirá ações formativas nas áreas de reforma agrária e na universidade, realizando trocas de experiências em oficinas, cursos e a construção das próximas JURAs na UFOP.

Coordenador Docente: LEONARDO NOGUEIRA ALVES

E-mail: leonardonogueira@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE QUIMICA (DEQUI)

Endereço: Campus UFOP – Morro do cruzeiro, Bauxita