Uma Estratégia Atualizada de Comunicação de Tópicos de Física Moderna para Estudantes de Ensino Médio e Alunos de Períodos Iniciais de Cursos Superiores.

Consideramos, neste projeto, uma abordagem pedagógica de natureza eminentemente geométrica, tanto da teoria da relatividade restrita (a estrutura do espaço-tempo de Minkowski), como da Mecânica Quântica (espaços vetoriais complexos hermitianos.) No entanto, desejamos tratar esses tópicos centrais da Física Moderna sob um ponto de vista suficientemente elementar para que seja passível de compreensão por estudantes de ensino médio. Tratamos de conceitos matemáticos básicos como Números Complexos e noções de Álgebra Linear em espaços de dimensão finita. Mais concretamente, introduzimos uma descrição de um espaço-tempo bidimensional com uma estrutura pseudo-Euclidiana como modelo para a Relatividade Restrita além de apresentarmos espaços vetoriais complexos bidimensionais necessários para a compreensão de certos aspectos lógicos e geométricos da Física Quântica de sistemas de dois níveis. (um bit quântico) Com essa abordagem, esperamos desmistificar várias interpretações superficiais e limitadas (“a dualidade partícula-onda”’, o “paradoxo” dos gêmeos, etc) que são rotineiramente comunicadas pelas mídias convencionais de divulgação científica e por modelos de cunho historicista do conteúdo de Física Moderna da grande maioria dos livros-textos disponíveis para os alunos de ensino médio e nos primeiros períodos de cursos superiores em ciências exatas.

Coordenador Docente: AUGUSTO CESAR LOBO

E-mail: lobo@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE FÍSICA (DEFIS)

Endereço: R. Quatro, 786 – Bauxita, Ouro Preto – MG, 35402-136