TeleNutrição na Síndrome pós-COVID-19: GTAN-pósCOVID

A COVID-19 é reconhecida como uma doença multiorgânica com um amplo espectro de manifestações. Mesmo após cura, há relatos crescentes de efeitos persistentes e prolongados após a COVID-19 aguda, caracterizada por sintomas persistentes para além de 12 semanas após o início dos sintomas, com destaque para disfagia, queda de cabelo, perda de massa muscular, fadiga e alteração de paladar e olfato. Neste sentido, a intervenção dietética é uma importante estratégia no tratamento e na recuperação da qualidade de vida destes pacientes. Este projeto tem como objetivo realizar o teleatendimento nutricional de pessoas com síndrome pós-covid de Ouro Preto e Mariana, bem como promover a experiência prática dessa modalidade de atendimento aos alunos da Escola de Nutrição. O projeto propõe atendimentos e acompanhamentos remotos bem como a divulgação de informações científicas acerca do tratamento nutricional na síndrome pós- Covid, por meio de WhatsApp, google meet e Instagram além de atividades de Educação Alimentar e Nutricional pelo perfil do projeto no Instagram. Espera-se obter como resultados a capacitação dos usuários para melhores escolhas alimentares, como forma de tratamento das alterações provocadas pelo vírus e seus componentes individuais, bem como melhor desempenho acadêmico dos alunos envolvidos.

Coordenador Docente: SILVIA FERNANDES MAURICIO

E-mail: silvia.mauricio@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE NUTRICAO CLINICA E SOCIAL (DENCS)

Endereço: Campus UFOP – Morro do cruzeiro, Bauxita