ROTULAGEM DE ALIMENTOS: O QUE OS CONSUMIDORES PRECISAM SABER?

Os rótulos e as embalagens dos alimentos são uma linguagem utilizada para venda e essas ferramentas podem apresentar termos para promover produtos julgados como “benéficos para à saúde”. Entretanto, algumas das alegações podem enganar e/ou confundir o consumidor, levando a ingestão inadequada. Pesquisas prévias apontam que a população, de forma geral, apresenta dificuldade em interpretar as informações nutricionais presentes nos rótulos dos alimentos e isso pode interferir na saúde dos consumidores. Portanto, faz-se necessário promover ações para esclarecer aspectos relacionados à rotulagem de alimentos e, assim, interferir positivamente na melhoria da qualidade da alimentação. Diante disso, o objetivo desse projeto de extensão é melhorar a compreensão dos rótulos de alimentos industrializados por consumidores que praticam atividade física regularmente. Será realizado diagnóstico norteador em relação às dificuldades de interpretação de rótulos de alimentos pelo público-alvo por meio dos resultados do projeto de pesquisa realizado por nós previamente, assim como por uma revisão de informações disponíveis na literatura. A intervenção educativa se dará por meio da elaboração de informes postados em redes sociais, assim como serão realizadas intervenções educativas em escolas de ensino fundamental e médio, abrangendo diferentes públicos entre alunos, pais e/ou responsáveis e professores. Todas as ações serão elaboradas pelos membros da equipe (docentes e discentes de graduação e pós-graduação) que se reunirão periodicamente para estudarem temas relacionados à rotulagem de alimentos e definirem as estratégias e os materiais que serão utilizados. A princípio, as ações desse projeto de extensão serão vinculadas às escolas públicas e privadas do município de Ouro Preto – MG. Um potencial benefício será a contribuição para a difusão de conhecimento de qualidade em relação à composição de alimentos industrializados e, portanto, para a melhoria da qualidade da alimentação e saúde dos indivíduos. Com a realização do projeto de extensão também daremos oportunidade para alunos de graduação e pós-graduação aprofundarem seus conhecimentos em relação a rotulagem de alimentos e terem experiência prática de atuação em ações de intervenção educativa.

Coordenador Docente: CAMILA CARVALHO MENEZES SALIERNO

E-mail: camilamenezes@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS (DEALI)

Endereço: Campus UFOP – Morro do cruzeiro, Bauxita