ROTULAGEM DE ALIMENTOS: O QUE OS CONSUMIDORES PRECISAM SABER?

Os r√≥tulos e as embalagens dos alimentos s√£o uma linguagem utilizada para venda e essas ferramentas podem apresentar termos para promover produtos julgados como ‚Äúben√©ficos para √† sa√ļde‚ÄĚ. Entretanto, algumas das alega√ß√Ķes podem enganar e/ou confundir o consumidor, levando a ingest√£o inadequada. Pesquisas pr√©vias apontam que a popula√ß√£o, de forma geral, apresenta dificuldade em interpretar as informa√ß√Ķes nutricionais presentes nos r√≥tulos dos alimentos e isso pode interferir na sa√ļde dos consumidores. Portanto, faz-se necess√°rio promover a√ß√Ķes para esclarecer aspectos relacionados √† rotulagem de alimentos e, assim, interferir positivamente na melhoria da qualidade da alimenta√ß√£o. Diante disso, o objetivo desse projeto de extens√£o √© melhorar a compreens√£o dos r√≥tulos de alimentos industrializados por consumidores que praticam atividade f√≠sica regularmente. Ser√° realizado diagn√≥stico norteador em rela√ß√£o √†s dificuldades de interpreta√ß√£o de r√≥tulos de alimentos pelo p√ļblico-alvo por meio dos resultados do projeto de pesquisa realizado por n√≥s previamente, assim como por uma revis√£o de informa√ß√Ķes dispon√≠veis na literatura. A interven√ß√£o educativa se dar√° por meio da elabora√ß√£o de informes postados em redes sociais, assim como ser√£o realizadas interven√ß√Ķes educativas em escolas de ensino fundamental e m√©dio, abrangendo diferentes p√ļblicos entre alunos, pais e/ou respons√°veis e professores. Todas as a√ß√Ķes ser√£o elaboradas pelos membros da equipe (docentes e discentes de gradua√ß√£o e p√≥s-gradua√ß√£o) que se reunir√£o periodicamente para estudarem temas relacionados √† rotulagem de alimentos e definirem as estrat√©gias e os materiais que ser√£o utilizados. A princ√≠pio, as a√ß√Ķes desse projeto de extens√£o ser√£o vinculadas √†s escolas p√ļblicas e privadas do munic√≠pio de Ouro Preto ‚Äď MG. Um potencial benef√≠cio ser√° a contribui√ß√£o para a difus√£o de conhecimento de qualidade em rela√ß√£o √† composi√ß√£o de alimentos industrializados e, portanto, para a melhoria da qualidade da alimenta√ß√£o e sa√ļde dos indiv√≠duos. Com a realiza√ß√£o do projeto de extens√£o tamb√©m daremos oportunidade para alunos de gradua√ß√£o e p√≥s-gradua√ß√£o aprofundarem seus conhecimentos em rela√ß√£o a rotulagem de alimentos e terem experi√™ncia pr√°tica de atua√ß√£o em a√ß√Ķes de interven√ß√£o educativa.

Coordenador Docente: CAMILA CARVALHO MENEZES SALIERNO

E-mail: camilamenezes@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS (DEALI)

Endere√ßo: Campus UFOP ‚Äď Morro do cruzeiro, Bauxita