Robótica no ensino fundamental nas escolas municipais de São Gonçalo do Rio Abaixo – 2024

O projeto é baseado no ensino de programação e robótica. Para que este projeto ocorra é fundamental que tenhamos dispositivos programáveis capazes de realizar tarefas, que são efetivamente os robôs. Sendo assim, em uma etapa inicial será feito um levantamento das características que devem ter os kits de desenvolvimento em robótica para as aulas. Para a especificação destes kits serão estudados os aspectos técnicos dos mesmos. Após a definição dos kits que serão utilizados será feita uma pesquisa bibliográfica para que possam ser construídas as ementas das disciplinas que serão ministradas. Ao finalizar esta pesquisa serão propostas ementas que serão aprovadas pelos docentes locais e as direções das escolas junto com a secretaria de educação de SGRA. Definidos os kits que serão utilizados e as ementas das disciplinas daremos início à preparação do material didático (teórico e prático) a ser desenvolvido no curso. Serão elaborados projetos práticos em parceria com os docentes das disciplinas. Os bolsistas terão reuniões com a coordenação pedagógica para alinhar o nível de ensino para as diferentes idades. O resultado destas atividades se dará com a confecção de uma apostila que guiará as aulas de robótica na prefeitura nos anos seguintes. Serão gravados vídeos tutoriais ensinando a manipular as peças de robótica assim como resolver problemas de lógica de programação. As dúvidas mais frequentes que os discentes e docentes tiveram durante o desenvolvimento do trabalho também integrarão o material desenvolvido. Durante o processo serão ouvidos os discentes e docentes para adequação do material desenvolvido. O conteúdo produzido será personalizado para a realidade e necessidades dos alunos da região, para isso serão feitas conversas com docentes e discentes para identificar áreas de interesse para que as atividades sejam mais atrativas. A ideia é fazer um material personalizado para a idade dos discentes , que seja lúdico, alinhado com os seus interesses e que sejam úteis para anos seguintes.. Os participantes do projeto de extensão devem ter aptidão para aprender novos conhecimentos e habilidade de organizar e categorizar este conhecimento. A clareza na organização e na exposição de ideias é fundamental, além da habilidade de ouvir e apresentar soluções para pessoas de diversas idades e funções como: discentes, docentes , diretores e coordenadores.

Coordenador Docente: EDUARDO DA SILVA RIBEIRO

E-mail: eduardo.ribeiro@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE COMPUTACAO E SISTEMAS (DECSI)

Endereço: R. Trinta e Seis, 115 – Loanda, João Monlevade – MG, 35931-008