(RE)Pensa Humanidade: plataforma educacional à descolonização e suspensão desta humanidade

O projeto (RE)pensa Humanidade busca uma maior aproximação dos discentes da graduação e da pós-graduação com os debates decoloniais e de autoria indígena do território do Brasil apoiado aos debates e conselhos latino-americanos, mais precisamente com a prática da decolonização do ensino de história, por meio da formulação de conteúdos educacionais que ressignifique e rememore a consciência histórica e a memória coletiva nesta sociedade, barrando exotismos, estereótipos pejorativos e subalternização aos corpos, etnias e histórias indígenas, retomando os saberes e afetos propostos majoritariamente pelo movimento e colaboradores de demandas e potência indígena que relevem outra possibilidade, organização e concepção de humanidade. Onde partiremos do pensamento de Ailton Krenak para iniciarmos produções que tensionam perspectivas vistas como clássicas e autênticas, demonstrando que outros olhares, interpretações e a convivialidade possui outros percursos, trajetos, obstáculos e problemas, mas podem ter fluidez quando todos os seres e saberes tem conivência equalizada a outros; cíclicos e coletivo.

Coordenador Docente: MATEUS FAVARO REIS

E-mail: mateus.reis@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE HISTORIA (DEHIS)

Endereço: R. do Seminário, s/n – Mariana, MG, 35420-000