Recicla Mariana: O ICSA e a Coleta Seletiva de Resíduos

O crescimento das populações urbanas traz em seu bojo a ampliação na geração de resíduos sólidos, que sem uma destinação adequada vão ser depositados nos aterros sanitários denominados de “lixões”. A ausência de um manejo adequado destes resíduos traz como consequências a contaminação dos solos e lençois freáticos, impactando negativamente no meio ambiente e na saúde destas populações. Uma das formas de minimizar estes impactos é o estímulo à coleta seletiva e à reciclagem destes materiais. A cidade de Mariana possui uma Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – CAMAR, que desenvolve um trabalho de coleta seletiva e destinação adequadas destes materiais, mas sua área de abrangência depende da existência de equipamentos – lixeiras – adaptadas e uma população engajada com o descarte seletivo de materiais. O ICSA, localizado no município de Mariana, não possui uma estratégia para coleta dos seus bresíduos e materiais recicláveis, o que o faz contribuir negativamente para o trabalho da CAMAR. Este projeto visa a aproximação do público universitário com a atividade da Associação, através de diversas ações conjuntas, tais como a elaboração de um plano de coleta seletiva do lixo gerado no Campus, assim como intervenções de educação ambiental para conscientizar o público universitário da importância de um descarte seletivo dos próprios resíduos.

Coordenador Docente: FRANCISCO HORACIO PEREIRA DE OLIVEIRA

E-mail: chico.horacio@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS ECONOMICAS (DEECO)

Endereço: R. do Catete, 116-140 – Mariana, MG, 35420-000