Projeto técnico de intervenção de segurança e pânico em edificações escolares públicas

A infraestrutura escolar adequada é fundamental para a prática educacional e laboral nos ambientes educacionais, permitindo o engajamento de professores e alunos e garantindo sua segurança. No entanto, apenas uma pequena porcentagem de escolas públicas no Brasil possui todos os itens de infraestrutura previstos em lei. Adicionalmente, a desigualdade é evidente entre as regiões do país, perpetuando um sistema educacional desigual e prejudicando os alunos menos favorecidos. Além dos aspectos comuns de infraestrutura, como laboratórios e espaços para atividades físicas, a segurança estrutural também é crucial. Medidas de segurança, como proteção contra incêndios e desabamentos, são essenciais para garantir a integridade física de todos os envolvidos na escola. No entanto, a elaboração de projetos de segurança muitas vezes é inadequada ou inexistente, apesar das exigências legais. Diante dessa realidade, o presente projeto de extensão busca desenvolver diretrizes adequadas para melhorias de segurança em escolas de nível infantil, fundamental e médio, por meio da elaboração de projetos técnicos. Essas ações são consideradas relevantes do ponto de vista social e comunitário, visando melhorar as condições estruturais dos ambientes escolares.

Coordenador Docente: FREDERICO CESAR DE VASCONCELOS GOMES

E-mail: frederico@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUCAO – ICEA (DEENP)

Endereço: Rua Trinta e Seis, Nº 115, Loanda, João Monlevade – MG