Projeto Previna: Rastreio e manejo de Infecções Sexualmente Transmissíveis na população geral e transgênero atendida do Laboratório de Análises Clínicas da Universidade Federal de Ouro Preto – LAPAC, em demais espaços sociais e de assistência à saúde no município de Ouro Preto e distritos.

Segundo a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são um problema de saúde pública mundial persistente e se destacam por estarem dentro do contexto de infecções que ocasionam doenças curáveis. Devido a este contexto a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu ações prioritárias para alcançar metas de redução e eliminação das ISTs até 2030 por meio do estabelecimento do Plano de Ação para Prevenção e Controle do HIV/IST (2016-2021). As principais metas deste plano de ação são: estratégias regionais para eliminação da transmissão vertical de HIV e da sífilis, rastreio da resistência antimicrobiana do gonococo e identificação do risco de coinfecção por clamídia, eliminação da sífilis congênita, o que requer ampliação de testagem e tratamento de gestantes e populações específicas, ampliar o acesso à testagem e tratamento das IST, com foco nas populações mais vulneráveis, promover informação, educação e comunicação em saúde. Todas estas estratégias necessitam do apoio do diagnóstico laboratorial como ferramenta para rastreio destas ISTs assim como de ações de educação em saúde visando esclarecimentos para a sociedade sobre as principais medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento.

Coordenador Docente: ISABELA NEVES DE ALMEIDA

E-mail: isabela.almeida@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE ANALISES CLINICAS (DEACL)

Endereço: Rua Dois – Campus Morro do Cruzeiro, Bauxita, Ouro Preto – MG

Esse projeto integra o Programa:  LAPAC Integra: diagnóstico laboratorial, educação e promoção da saúde para a comunidade

Redes Sociais