Projeto ARTERIAL: a multiplicidade da linguagem expressa nas manifestações artísticas da comunidade interna e externa à UFOP

O grupo de trabalho aqui proposto consiste em um empreendimento que busca compreender, investigar, produzir e divulgar as diversas formas de expressão artísticas que ocorrem por intermédio da linguagem e que são produzidas por membros da comunidade da Universidade Federal de Ouro Preto, bem como pela comunidade externa (Mariana/MG e Ouro Preto/MG). O objetivo maior é mapear a expressão artística da comunidade da universidade e externa, reunir estes trabalhos e apresentar colaborativamente os trabalhos de autoria desses membros. Inicialmente, faremos um mapeamento conhecendo e reconhecendo as pessoas que produzem alguma forma de arte por intermédio de algum tipo de linguagem. Entre estas produções, podem haver. Após este primeiro momento, iremos criar um vínculo entre todos, usando os canais das redes sociais e e-mails. Com o tempo, pretendemos aumentar o número de participantes, de trabalhos apresentados e de intervenções artísticas. Faremos um primeiro encontro com os primeiros participantes e planejaremos algumas intervenções artísticas nos campi da UFOP, como exposições, saraus, apresentações. Este projeto baseia-se na filosofia de Merleau-Ponty (1994) acerca da arte como expressão da linguagem. O pensamento dele apresenta a atividade de expressão artística como uma reflexão de linguagem paralela ao seu pensamento e nesta expressão encontram-se formas ilustrativas de seu pensar (FURLAN & FURLAN, 2005). Levando em conta este princípio, acreditamos que por intermédio da expressão de si mesmos em trabalhos artísticos de autoria, os discentes e a comunidade participante do GT poderão utilizar este espaço para se mostrarem como indivíduos, conhecerem outros trabalhos artísticos, reconhecerem movimentos artísticos similares e utilizar este canal para participar da vida acadêmica por um viés de linguagem que perpassa a arte. Como produto final do GT, pretendemos produzir um curta-metragem sobre o processo de construção do GT e das atividades desenvolvidas.

Coordenador Docente: JESIEL SOARES SILVA

E-mail: jesiel.silva@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE LETRAS (DELET)

Endereço: R. do Seminário, s/n – Mariana, MG, 35420-000