Produção e disponibilização de jogos para utilização no ensino de Física

Com o advento da internet e a evolução dos equipamentos eletrônicos vivenciamos uma revolução em vários aspectos da vida entre eles o educacional. Estes novos recursos tecnológicos podem ser uma ótima forma de diversificar a prática pedagógica desde que ofereçam conteúdos de qualidade. Com o objetivo de contribuir com a disponibilidade de materiais com uma carga teórica responsável, mas sem perder o fator atrativos que estes recursos podem oferecer, o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de física da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), apresenta uma proposta de produção de material educativo utilizando os jogos, como Kahoot, Wordwall e Gartic. Esta proposta busca auxiliar os professores e alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior com relação ao ensino de Física, proporcionando acesso gratuito a um conteúdo idealizado para estimular a interação entre o aluno e o recurso digital. A realização da proposta se dará através da construção destes materiais e da disponibilização dos mesmos a comunidade através da criação de canais nos portais que abrigam os jogos escolhidos. Atuaremos também na divulgação desta produção além de inserirmos sua utilização em outras atividades extensionistas realizadas pelo grupo, como visitas a escolas por exemplo e no curso EducaPET.

Coordenador Docente: EDSON JOSE DE CARVALHO

E-mail: carvalho@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE FÍSICA (DEFIS)

Endereço: R. Quatro, 786 – Bauxita, Ouro Preto – MG, 35402-136