Pod te informar? – Podcast que visa levar informações de forma mais clara e compreensível sobre assuntos relacionados à patologia

Desde a instauração da globalização, a quantidade de informações e o acesso às mesmas vêm crescendo muito, entretanto, a veracidade e a cientificidade nem sempre conseguem acompanhar esse crescimento. Tal cenário tornou-se mais evidente durante a pandemia de COVID-19, na qual exacerbaram-se as propagações e divulgações de informações falsas (fake news) via internet. Nesse sentido, demonstra-se a importância de ações educativas e de divulgação científica que propaguem à população conteúdos claros, sólidos e com linguagem acessível. E é, exatamente, nesse viés que este projeto se concentra, valendo-se da produção de podcasts sobre assuntos relacionados à patologia e sua aplicação no dia a dia, bem como processos patológicos e assuntos em alta relacionados a esses conteúdos. Dessa forma, ao serem divulgados em plataformas de streaming, esses arquivos digitais de áudio têm potencial para abranger um conjunto diversificado de opções para a população em geral, tendo em vista que os podcasts possibilitam uma flexibilização na rotina, ao permitir que o ouvinte possa escolher qual conteúdo consumir, no horário que preferir. Sendo assim, o projeto auxiliará na divulgação de informações científicas com linguagem acessível, ampliando o acesso da sociedade a conteúdos verídicos e buscando cercear a desinformação, uma vez que o conhecimento científico precisa ultrapassar os “muros” da Universidade e os meios de comunicação são grandes aliados dessa divulgação científica.

Coordenador Docente: PAULA MELO DE ABREU VIEIRA

E-mail: paula@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS (DECBI)

Endereço: Campus UFOP – Morro do cruzeiro, Bauxita, Ouro Preto