Organização da governança de uma horta comunitária na Escola Cicinha Moura Simon

A partir de uma experiência da criação de uma horta escolar na Escola Cicinha de Moura Simon, localizada na cidade de João Monlevade, o projeto visa desenvolver um sistema de governança para que a horta possa ser uma fonte de uso da comunidade do bairros Primeiro de Maio, sendo esse um dos mais carente da cidade. Deste modo pretende-se auxiliar a escola e a comunidade no processo de criação e gestão da horta como também que os pais/ou responsáveis pelos alunos que participem e usufruam dos resultados da Horta Comunitária. Para alcançar o objetivo proposto, este trabalho organizará oficinas e rodas de conversas, sob a perspetiva da Economia Solidária, agroecologia, dentre outros, visando debater temas que sejam importantes na elaboração do sistema de governança da horta. Nesse sentido, pode-se considerar que o trabalho terá como norte metodológico a pesquisa-ação e observação participante. O trabalho em sua maioria será realizado a partir das visitas in loco na Escola. E como produtos deste projetos, espera-se que seja criado um sistema de governança potencializando o espírito coletivo e, eventualmente, permitindo à comunidade do bairro, melhorias em suas condições socioeconômicas, qualidade de vida e segurança alimentar.

Coordenador Docente: WAGNER RAGI CURI FILHO

E-mail: wagner@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUCAO – ICEA (DEENP)

Endereço: Rua Trinta e Seis, Nº 115, Loanda, João Monlevade – MG