Olhares Comunitários: oficinas de alfabetização fotográfica

Neste projeto, propomos a realização de oficinas de Alfabetização Fotográfica em escolas da educação básica localizadas em comunidades populares dos municípios de Mariana e de Ouro Preto, visando apoiar estudantes do ensino médio no aprendizado de competências de leitura e escrita do mundo e de imagens fotográficas. Para isso, adotaremos metodologias de Fotografia Participativa, que se fundam sobre três princípios: (1) Fotografar a si mesmo e à comunidade em que se vive, (2) Dialogar sobre as fotografias, sobre si mesmo e sobre a comunidade e (3) Narrar, com as fotografias, a si mesmos e a comunidade. Mediante a tomada e a leitura de imagens fotográficas, essas metodologias incentivam os participantes a desnaturalizar suas próprias condições de vida e a compreendê-las como produções culturais e históricas. Ao final das oficinas, como forma de reconhecer e valorizar o trabalho dos participantes, serão realizadas exposições fotográficas com as obras produzidas por eles.

Coordenador Docente: FLAVIO PINTO VALLE

E-mail: flavio.valle@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE JORNALISMO (DEJOR)

Endereço: R. do Catete, 116-140 – Mariana, MG, 35420-000