Oficina de Stop Motion: Arte, Educação STEAM e Prevenção da Dengue através da Educação Ambiental

A proposta de realizar um workshop de Stop Motion que integra arte, educação STEAM e prevenção da dengue por meio da educação ambiental surge como resposta à necessidade de abordagens inovadoras e integradas para enfrentar desafios de saúde pública e promover a conscientização ambiental. Este projeto fundamenta-se na introdução da técnica de Stop Motion, possibilitando a integração de conceitos STEAM, envolvendo os participantes em atividades práticas que desenvolvem habilidades artísticas e estimulam o pensamento crítico. A escolha da dengue como foco central é estratégico, buscando criar uma compreensão mais profunda das práticas de prevenção. A educação ambiental é central, destacando a responsabilidade coletiva na promoção de ambientes saudáveis. As atividades colaborativas visam fomentar a colaboração entre os participantes, promovendo a discussão sobre estratégias eficazes para transmitir mensagens educativas. A exposição final celebra as conquistas dos participantes, facilitando diálogos comunitários. A avaliação contínua e a colaboração com instituições ampliam o alcance e garantem a relevância do projeto, resultando em resultados como aumento do conhecimento sobre a dengue, desenvolvimento de habilidades STEAM e promoção da consciência ambiental. O projeto representa uma oportunidade valiosa para integrar aprendizado prático, conscientização sobre a dengue e promoção da educação ambiental, capacitando os participantes para serem agentes ativos na criação de ambientes mais saudáveis e resilientes.

Coordenador Docente: SAVIO FIGUEIRA CORREA

E-mail: saviofcorrea@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS E APLICADAS (DECEA)

Endereço: R. Trinta e Seis, 115 – Loanda, João Monlevade – MG, 35931-008