O Esporte como Forma de Inclusão Social

Os jovens vivenciam atualmente realidades que podem variar significativamente desde a sobrecarga de atividades diárias até a ociosidade. A elevada quantidade de tarefas do cotidiano e as novas tecnologias digitais tem contribuído, em parte, para o aumento do sedentarismo e para o distanciamento entre os indivíduos. Além disso, no extremo oposto, a ausência de ocupação e a falta de orientação familiar podem propiciar ao jovem a busca por experiências indesejáveis tais como a evasão escolar e o consumo de drogas, dentre outras. Este projeto de extensão oferece condições aos estudantes universitários dos cursos do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto em João Monlevade/MG, para a oferta de treinos de futebol de salão para os jovens de nossa região, como meio de inserção social, gerando assim mais saúde, educação, equilíbrio psicológico, físico e motor, a sociabilidade e a convivência entre eles. Acredita-se que essa convivência possa se criar condições positivas para a inserção social e o convívio entre os estudantes e os monlevadenses.

Esse projeto integra o Programa: Programa de Extensão Esporte Universitário

Coordenador Docente: GLAUCO FERREIRA GAZEL YARED

E-mail: glauco@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELETRICA (DEELT)