O corpo brincante: Múltiplos olhares para as práticas de lazer, de educação e de cultura na cidade de Ouro Preto e redondezas

Esse projeto, propõe continuar a cartografia social desenvolvida nos dois primeiros anos de ação do projeto. O projeto de extensão intitulado “O Corpo Brincante: múltiplos olhares para as práticas de lazer, de educação e de cultura da cidade de Ouro preto e redondezas” é vinculado a Escola de Educação Física da UFOP, sendo uma ação integradora entre pesquisa, ensino e extensão. O projeto apresenta inúmeras experiências de lazer e cultura através de práticas corporais vivenciadas pelo jovem na cidade de Ouro Preto e redondezas. Iniciado em março de 2020, junto com a pandemia de COVID 19, no primeiro ano de ação, o projeto mapeou sete práticas e no segundo ano alcançou-se a marca de onze espaços e comunidades. De forma virtual, adentrou-se nas práticas de lazer vivenciadas pela juventude ouro-pretana. Foram realizadas entrevistas com as pessoas que estavam à frente dessas práticas, pelo Google Meet, para que fosse possível cartografar socialmente os espaços que os jovens de ouro preto ocupam compreendendo a partir das relações estabelecidas em momentos de lazer, as linhas de fuga, os jogos de poder, as lutas e enfrentamento de forças, bem como a estetização de si mesmo em processos de ações micropolíticas (DELEUZE e GUATTARI, 1996). Das onze práticas que foram mapeadas duas se encontram no distrito de São Bartolomeu e nove se localizam em Ouro Preto. Dessas nove apenas uma se localiza no centro histórico e as outras oito são organizadas e desenvolvidas em diferentes pontos periféricos da cidade. Em março/2021 submeteu-se ao edital 03/2020 da Radio UFOP uma proposta para um programa em formato de podcast. O objetivo foi apresentar as práticas de lazer em suas relações sociais buscando propiciar trocas de conhecimentos entre a universidade e a comunidade, abordando temas relevantes para a construção do pensamento crítico e a compreensão do lazer como um direito social. A ideia era dar visibilidade para as atividades que os jovens frequentam na cidade de Ouro Preto e redondezas, que configuram inter-relações entre o lazer e os marcadores sociais, promovendo espaços de sociabilidades que, por vezes, ficam invisibilizadas. O projeto podcast Os Corpos Brincantes em Ouro Preto: sobre lazer e cultura foi aprovado tendo sua programação composta por oito episódios em formato de entrevista. O programa foi ao ar em duas inserções diárias na programação da rádio UFOP, ocorrendo de 2ªf à 6ªf, entre os dias 13 e 22 de outubro de 2021, nos horários:10h e 16h. Em cada episódio foram apresentadas as peculiaridades de cada prática e a possibilidade de empoderamento desses jovens a partir dessas vivencias de lazer. A continuidade do projeto propõe a continuação da veiculação dos podcasts pela rádio UFOP com as outras práticas mapeadas e as que ainda serão encontradas, bem como retornar a primeira intensão metodológica, que era adentrar os espaços para realizar uma etnografia com os jovens em seus espaços de lazer. Nesse sentido, esperamos que as condições sanitárias nos permitam prosseguir com a aproximação do campo em forma presencial.

Coordenador Docente: DENISE FALCAO

E-mail: denise.falcao@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (DEEFD)

Endereço: Rua Dois, 110, Campus Universitário – Ginásio de Esportes