Núcleo de Estudos em Cultura Cervejeira

A cerveja é a bebida resultante da fermentação, mediante levedura cervejeira, do mosto de cevada malteada ou do extrato de malte, submetido previamente a um processo de cocção, adicionado de lúpulo, sendo atualmente uma das bebidas mais consumida no mundo e a bebida alcoólica mais popular entre os brasileiros. Sua produção artesanal tem ganhado destaque no estado de Minas Gerais, tendo sido produzidas cervejas de vários estilos e com qualidade de acordo com os guias cervejeiros. Desta forma o objetivo desse projeto é fomentar e disseminar a cultura cervejeira por meio da realização de oficinas abordando a história cervejeira; escolas cervejeiras e estilos; fabricação de cerveja; defeitos em cervejas; empreendedorismo cervejeiro; harmonização com cerveja; qualidade físico-química de cervejas e visitas técnicas, na cidade de Ouro Preto e região, envolvendo alunos do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos e a Comunidade de Ouro Preto e região.

Coordenador Docente: AURELIANO CLARET DA CUNHA

E-mail: aureliano.cunha@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS (DEALI)

Endereço: R. Dois, 607 – Ouro Preto, MG, 35400-000