NÚCLEO DE ESTUDOS EM AGROECOLOGIA DA REGIÃO DOS INCONFIDENTES – NEA INCONFIDENTES

O objetivo do Núcleo de Estudos em Agroecologia da região dos Inconfidentes é promover a articulação entre ensino, pesquisa e extensão mediante a integração entre a sociedade e a comunidade acadêmica e pela produção e compartilhamento de saberes e metodologias científicas e do saber popular. Além da comunidade acadêmica envolvendo docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e diferentes grupos de estudos é previsto a participação de agricultores familiares, assentados, agentes de assistência técnica e de bem-estar social, estudantes, professores, participantes de projetos sociais e demais interessados. Espera-se fortalecer a agricultura familiar local através da implantação de práticas agroecológicas que motivem a produção de alimentos orgânicos, o resgate, valorização e preservação de práticas tradicionais locais e preservação da biodiversidade. O público alvo são os agricultores familiares participantes da rede de produção familiar de produtos orgânicos e agroecológicos da região de Ouro Preto e Mariana, assim como de outros agricultores familiares interessados nessa prática.

Coordenador Docente: RAFAEL SANTIAGO MENDES

E-mail: rafael.mendes@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE SERVICO SOCIAL (DESSO)

Endereço: R. do Catete, 116-140 – Mariana, MG, 35420-000