“MINUTOS TOXICOLOGIA NA ITATIAIA” PROGRAMA QUINZENAL DE INFORMAÇÕES SOBRE TOXICOLOGIA NA RÁDIO ITATIAIA DE OURO PRETO (MG)

O projeto “Minutos Toxicologia na Itatiaia” é uma parceria da Rádio Itatiaia 1120AM 89,3FM com a Liga Acadêmica de Toxicologia da Universidade Federal de Ouro Preto (LATOX-UFOP). A Rádio Itatiaia de Ouro Preto é uma emissora educativa cujo compromisso relaciona informação, cultura e entretenimento. Compreendemos que, na sociedade da informação, o rádio ainda se mantém com forte apelo popular, sendo um meio de comunicação que alcança diferentes segmentos sociais e possui ampla cobertura geográfica, além de ser acessível. Visando maior proximidade com a comunidade local ouropretana, a proposta “Minutos Toxicologia na Itatiaia” planeja por meio da colaboração LATOX-UFOP com a empresa de radiocomunicação Itatiaia sede Ouro Preto, promover a propagação de informações gerais sobre esse ramo do conhecimento a partir do espaço disponibilizado pela referida instituição em seus meios. O projeto busca propagar informações com qualidade à população ouropretana sobre temáticas envoltas na toxicologia. Soma-se ao alvo primordial o interesse em aumentar a interação da referida entidade acadêmica com a sociedade, propiciando um cenário ideal para promoção de mais projetos de caráter extensionista em momentos futuros. Pretende-se promover a propagação de informações gerais sobre toxicologia a partir do espaço disponibilizado pela rádio Itatiaia com a periodicidade quinzenal. As informações divulgadas irão de acordo com temas relevantes à comunidade insertos no recorte em voga, podendo esses advir tanto de perguntas do público quanto de propostas elaboradas pela própria entidade acadêmica. Dessa forma, para alavancar a participação popular no quadro, pretende-se realizar panfletagens – por diferentes vieses – em locais com alta circulação diária de público. Idealmente, o material impresso propagará formas de registro de questões para participação popular, bem como conscientizará os leitores sobre a devida importância da referida iniciativa. A coleta de informações a serem produzidas e divulgadas na rádio serão feitas baseando-se em pesquisas de literatura científica sobre temas acordados com o Comitê diretor da Liga Acadêmica de Toxicologia da Universidade Federal de Ouro Preto. Haverá a criação de roteiros em linguagem clara e objetiva que serão avaliados e aprovados pela docente orientadora. Os temas serão relacionados à toxicologia e educação em saúde. Tais conteúdos também serão disponibilizados nas redes sociais da Liga Acadêmica @latox.ufop. Pretende-se quinzenalmente divulgar informações e conteúdos com compromisso e qualidade de forma a solucionar dúvidas dos ouvintes da rádio Itatiaia sobre assuntos relacionados ao campo da toxicologia. Durante as transmissões da rádio Itatiaia serão divulgados formas de contato (whatsapp, instagram e email) onde os ouvintes terão espaço para registrarem suas dúvidas acerca dos assuntos abordados. Em horário definido o programa irá ocorrer seguindo a dinâmica de esclarecimento das dúvidas enviadas pelo público que foram registradas, juntamente com material preparado com antecedência. Além disso, serão fornecidas formas de contactar a entidade acadêmica LATOX-UFOP para demais informações sobre o assunto exposto. Caso o número de questões seja baixo na semana em voga, ou existam assuntos mais pertinentes relacionados à toxicologia que possam ser de interesse da população, nossa equipe irá selecionar o tema a ser abordado. A divulgação de temas de toxicologia permitirá aos ouvintes da Rádio Itatiaia serem beneficiados das informações relevantes, uma vez que tal mídia possui caráter altamente democrático devendo ser incluído como interessante recurso educacional na área da saúde.

Coordenador Docente: KARINA TACIANA SANTOS RUBIO

E-mail: karina.rubio@ufop.edu.br

Setor: DEPARTAMENTO DE FARMACIA (DEFAR)

Endereço: Endereço: Campus Universitário, Bauxita, Ouro Preto – MG